2012-07-10

Quanto vale uma patente?



Esta poderia ser uma forma de responder à questão “porque devo patentear o meu trabalho?”
Pessoalmente gosto de acompanhar as tendências do mercado informático, smartphones e afins não só por serem áreas propensas à inovação mas porque o ritmo alucinante a que sucedem as melhorias, surgem os desenvolvimentos e os produtos são colocados no mercado permite observar num curto período de tempo o que numa industria tradicional poderia demorar décadas a acontecer. É quase como um “pequeno” grande laboratório de aprendizagem.
Já alguma vez se perguntaram “Afinal de contas neste smartphone que utilizo diariamente o que é que se encontra patenteado?”
Um gesto que todos os proprietários de smartphone já se habituaram a fazer é o famoso “Swipe to unlock” para desbloquear o dispositivo. Pois bem, um gesto também pode ser alvo de patente. O supremo tribunal de Londres acaba de dar razão à HTC numa disputa que decorria com a Apple em que esta reivindicava que a HTC estava a infringir a sua tecnologia e os seus direitos de patente.
Com esta queixa a Apple pretendia inviabilizar a venda dos dispositivos HTC no reino unido à semelhança do que já havia feito nos US com a Samsung.
Sem me alongar muito nos detalhes das inúmeras batalhas que tem sido travadas em tribunais um pouco por todo o mundo ao longo de vários meses, e muito menos questionando decisões de tribunais não posso deixar de considerar interessante a estratégia da Apple.
A verdade é que nos dias de hoje não é só o mercado quem dita as regras do jogo, os tribunais também tem uma palavra a dizer, e uma patente pode muito bem valer um mercado com a dimensão dos EU.

Sem comentários: